Ostras depuradas: aqui só servimos assim (você sabe o que é isso?)

Ostras depuradas: aqui só servimos assim

Ostras depuradas: aqui só servimos assim

As ostras chegam direto de Santa Catarina, três vezes por semana – Foto de Bruno Agostini

As ostras, assim como outras conchas que estão entre as mais cobiçadas iguarias, como mexilhões, sururus e vieiras, são moluscos bivalves.

Eles se alimentam filtrando a água do mar  de onde tiram os seus nutrientes. Assim, os mariscos precisam de um ambiente muito limpo, para que não se contaminem – não comam ostras tiradas diretamente da Baía da Guanabara, por exemplo.
Se consumidas cruas, como é o caso das ostras na maioria das vezes, o risco é ainda maior – e muito maior.
Além disso, muitas vezes carregam pequenos detritos, como grãos de areia, que são bem desagradáveis se consumidos com elas, daí a importância redobrada do processo de limpeza das conchas.

Ostras frescas chegam três vezes por semana de Santa Catarina

Com o propósito de combater possíveis bactérias ao mesmo tempo em que limpa impurezas físicas e o trato intestinal dos animais, foi desenvolvido o processo de depuração, já praticado em muitos países, mas novidade relativamente recente no mercado brasileiro, para o cultivo comercial desses moluscos.
Desde 2022 a Churrascaria Palace, que recebe três vezes por semanas os carregamentos da Fazenda Marinha Rota do Sol, em Santa Catarina, passou a servir apenas ostras que passam pelo tratamento, de esterilização e limpeza.
O sistema é simples e eficiente, e garante a chegada de ostras livres de bactérias e sujeiras como grãos de areia. Em grandes tanques com 3 mil litros de água do mar, levada até os armazéns de manipulação da empresa, as ostras são colocadas, para um período de 44 horas. Neste tempo, a luz ultravioleta mata possíveis bactérias, o animal esvazia o intestino naturalmente e acontece, ainda, um processo de filtragem física, removendo resíduos sólidos.

Ostras frescas com mel no mel e Bloody Mary: clássico – Foto de Bruno Agostini

Venha se delicioar com nossas ostras sempre frescas. Uma boa pedida é apreciá-las sem nada, ou gotas de limão, ou quem sabe shoyu, ou gotas de Tabasco, três temperos clássicos que dispomos. Pode pedir um belo Chablis, quem sabe espumantes mais maduros, ou brancos mais seco, com um bom Muscadet, outra harmonização clássica. Também vai muito bem a seguinte fórmula: ostras cruas e bem frescas com bacon ao mel, tudo acompanhando de um belo Bloody Mary. Fica perfeito. Temos uma outra sugestão: ostras frescas com a cerveja Orange Sunshine, da Hocus Pocus, que é bem cítrica, com um pouco de suco da fruta na receita; Nosso amigo expert em cerveja, José Raimundo Padilha, sugere a seguinte forma de degustar: derrame um pouco de cerveja diretamente na concha, e prove tudo junto. Delícia!
Ostras depuradas: aqui só servimos assim

O salão, com o quadro “Santa Ceia da Bossa Nova”, muito fotografado

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.

Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.

Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.

Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.

Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.

Convimos vocês a nos visitarem.

Picanha borboleta, criada na casa, nos anos 1980 – Foto de Fábio Rossi

LEIA MAIS:
– Modo de Usar: Conheça a Experiência Palace

ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.

https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt

SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/

Compartilhe:

×