Seleção de queijos
“Ariano Suassuna cuidou ele mesmo de comprar as cabras que deram origem à produção de queijos da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, na Paraíba, no meio do Cariri, no árido sertão.
Foi na década de 1970 que ele começou o projeto, com um rebanho de 200 animais.

Queijo de cabra do sertão: criado pelo Suassuna – Foto de Bruno Agostini
Mais que isso, batizou a marca e desenhou de próprio punho a cabra que estampa as embalagens, e cuidou de todo o projeto gráfico, que remete à xilogravura típica da literatura de cordel, que ele evoca com essas imagens.
O seu premiado Arupiara é um dos melhores produtos da casa, também um sucesso no nosso bufê, onde nos esmeramos em garimpar os melhores produtos, como essa joia nacional.
Fica delicioso como aperitivo e nas saladas, e também no encerramento de uma refeição, adornado com castanhas, frutos secos ou alguma de nossas muitas variedades de mel orgânico.
Já experimentou o Queijo do Suassuna?
Pode vir, que tem!”
No rótulo, está escrito: “Somos criadores de cabras ibero-brasileiras pardas, brancas, negras e azuis. Desde a manjedoura de Belém a cabra expressa bem o ruminante adequado às terras secas do mundo.” Manelito Dantas
Visite o site: https://fazendacarnauba.com/
Venha conhecer essas delícias de pequenos produtores brasileiros: é a nossa especial seleção de queijos.

Queijo “tipo gorgonzola’ da Serra das Antas harmonizado com Rutini Gewurztraminer – Foto de Bruno Agostini
Nós publicamos o texto acima no Instagram (@churrascariapalace) chamando a atenção para esse produto especial, praticamente um item tombado em nosso menu, que nunca falta no nosso bufê.
Isso porque, na nossa seleção de queijos, é muito comum que a gente esteja sempre trocando os fornecedores, buscando trazer entre cinco e oito tipos, com destaque para os exemplares nacionais (outro que não falta é um legítimo grana padano italiano).

Nosso Canastra compramos diretamente da APROCAN – Foto de Bruno Agostini
O Arupiara a gente não abre mão de ter na nossa seleção de queijos.
Usamos sempre um Canastra, que muda a cada pedido, isso porque compramos diretamente da APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra), e eles sempre mandam de laticínios diferentes.
Fora esses três, o Arupiara, o Canastra e o grana padano, estamos sempre mudando, de acordo com o que encontramos de melhor disponível no nosso mercado. Quem gosta de queijo artesanal conhece a Fazenda Atalaia e a Serra das Antas, com certeza.
Pois, no momento, temos da Atalaia o Tulha, o Figueira e o Mogiana, muito bons os três.
Visite o site: https://fazendaatalaiaamparo.com.br/

O queijo é muito cremoso: delícia! – Foto: reprodução do site
E, da Serra das Antas, estamos servindo o “tipo gorgonzola” da Serra das Antas (também nunca pode faltar um bom queijo azul na nossa seleção). Que queijo incrível! Com sabor potente, levemente picante, é cremoso, incrivelmente cremoso. Derrete na boca, ou na fatia de pão. É perfeito com certos vinhos doces, como recentemente compramos, ao harmonizá-lo com uma novidade na nossa carta, o argentino Rutini Gewurztraminer 2023, uma delícia de vinho, aromático e seco, porém com discreto açúcar residual, e deliciosa acidez. Perfeito: provem.
Visite o site: https://serradasantas.com.br/

Prato de queijos: muito bom antes da sobremesa – Foto de Bruno Agostini
Aliás, uma boa dica é deixar os queijos para o final da refeição, antes da sobremesa. Sim, um belo prato de pré-desert, para limpar a boca para os doces, que também são especialidade da casa (aliás, isso rende até um post à parte). Use, na montagem, castanhas e frutas secas, queijos, além de mel (da Mandala), e geleias (da St. Dalfour), e quem sabe uma fatia do sourdough da The Slow Bakery. Sim, nosso bufê é mesmo caprichado.

Chimay Blue: muito bom com pratos de queijos e frutos secos – Foto de Bruno Agostini
Quem quiser harmonizar com bebidas, temos alguns vinhos fortificados e doces, como Porto e Madeira, além de cervejas muito apropriadas para isso, como a belga Chimay Blue. Sem falar no já citado Rutini Gewurztraminer, além de sugestões de nossos sommliers.

Quindim: à moda do Vinícius – Foto de Fabio Rossi
LEIA MAIS:
– Nosso quindim é feito segundo a receita do poeta Vinícius de Moraes
CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA
A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.
Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.
Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.
Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.
Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.
Convidamos vocês a nos visitarem.
LEIA MAIS:
– Modo de Usar: Conheça a Experiência Palace
ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.
https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt
SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/