MENU PLATENSE: UM PASSEIO PELOS SABORES DO URUGUAI E DA ARGENTINA EM PLENA COPACABANA

MENU PLATENSE EM COPACABANA: UM PASSEIO PELOS SABORES DO URUGUAI E DA ARGENTINA NO RIO DE JANEIRO

Menu platense em Copacabana

Panqueca de doce de leite: pra fechar com chave de ouro!

Menu platense em Copacabana? Temos.

A ideia desse post nasce de um doce momento. Depois de algum tempo, pedi a panqueca de doce de leite para a sobremesa. Ela vem com sorvete de baunilha de verdade. Legal aqui é que não deixa de ser uma fusão de Brasil e Argentina e Uruguai, onde essa é uma das receitas mais populares para se encerrar uma refeição.

Essa conexão se faz porque usamos um legítimo doce de leite brasileiro, menos caramelizado do que os que fazem os hermanos platenses. Usamos um gelato da Vero, altíssimo nível.

Bom demais.

LEIA MAIS: Que tal molleja, morcilla e Malbec?

MENU PLATENSE

Menu platense em Copacabana

Morcilla da Pirineus: iguaria no bufê

Então, lembrei de que podemos fazer um percurso muito argentino-uruguaio na Palace. Pra começar, morcilla, chimichurri, molleja, pimentão vermelho assado (que eles chamam de morrones) e outros sabores da América do Sul estão entre as estrelas de nosso menu.
LEIA MAIS: Venha saborear a nossa morcilla

Até aqui, você pode perfeitamente acompanhar a refeição com um branco produzido nos vizinhos, como o Catena Zapata Chardonnay, untuoso e rico, com passagem em barricas de Carvalho novas, que lhe entregam notas tostadas e de baunilha, e aquele teor amanteigado característico dos vinhos que passaram por fermentação malolática.

Aqui, vale lembrar que essencial nesse circuito platense algo muy carioca, mas que lembra para melhores chorizos artesanais de nossa vizinhança: a linguiça da casa, com bom calibre e no formato caracol, tem um delicioso grau de pimenta, e vai muito bem com um chimichurri, e também um branco encorpado ou um tinto leve.

Menu platense em Copacabana

Angélica Catena Cabernet Franc: bom para carnes

Muitos nessa hora, seguindo esse cortejo gastronômico argentino/uruguaio, iriam pensar em um. Malbec ou Tannat, desses maus encorpados, retintos. Mas, para fazer essa transição entre os petiscos das entradas e as estrelas do menu, as carnes na parrilla, eu sugiro um Cabernet Franc ou um Shiraz, que compõem uma harmonização mais adequada, a meu ver.

Agora, é partir para o abraço!

Menu platense em Copacabana

Entranha, especialidade “hermana”

Temos uma seleção de cortes nobres na qual podemos destacar especialidades como entranha, bife de chorizo, bife ancho, e uma novidade recente que anda arrebatando corações: o asado de tira da Cara Preta, um frigorífico de referência no mercado de carnes brasileiras (quem conhece, sabe).
LEIA MAIS: Conheça a entranha

Como guarnição, acredito que podemos pegar itens frios, como uma boa salada de folhas, que ornam muito bem aqui, além de salada de batatas ou de ovos. E elementos aquecidos, como os morrones, o salteado de cogumelos, o alho assado e o chimichurri que está do lado.

Menu platense em Copacabana

Bife de chorizo, polenta e cebola frita: trio maravilha!

Da cozinha, podemos pedir papas fritas, e cebola crispy, crocante como os preparos árabes, e quem sabe um cremoso arroz à piemontese.

Empunhando o copo de tinto, felizes vamos ao menu de sobremesas: panqueca de doce de leite é a pedida.

Se quiser complementar, temos Fernet Branca pra fechar. Con llave de oro!

Diz aí: você viajou até Buenos Aires nesse post. Venha nos visitar pra fazer um delicioso bate-volta numa partilla portenha, sem sair do Rio de Janeiro. Ou de La Plata.

Menu platense em Copacabana

Bife ancho, no ponto da casa

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Rua Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.

Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.

Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.

Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.

Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.

Convidamos vocês a nos visitarem.

Serviço de mesa de cupim

LEIA MAIS:
– Modo de Usar: Conheça a Experiência Palace

ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.

https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt

SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/

 

Compartilhe:

×