Conheça o pirarucu, o peixe amazônico que virou especialidade da Churrascaria Palace

Entre os nacos de pirarucu a gente usa pimentões - Foto de Fabio Rossi

Entre os nacos de pirarucu a gente usa pimentões – Foto de Fabio Rossi

Há alguns anos fizemos um festival de peixes amazônicos. Porque entendemos que somos uma legítima churrascaria brasileira, que tem entre outros atributos naturais a função de difundir a gastronomia brasileira. Afinal, para os estrangeiros somos a própria representação da cozinha do país, e isso vai muito além do churrasco e da feijoada, que hoje inclusive é item praticamente obrigatório em nosso bufê.

Está presente na casquinha de siri e no pastel de camarão, no bolinho de bacalhau e nos queijos selecionados a dedo, representando bem a produção nacional. E em muitos outros itens disponíveis em nosso serviço.
Quando fizemos o festival de peixes amazônicos talvez a gente nem imaginasse o sucesso e repercussão. Desse modo, trouxemos como elemento fixo em nossos espetos o pirarucu, imenso peixe amazônico de carne muito apreciada. Quando salgado é chamado de bacalhau amazônico.
Nós preferimos usar a carne natural, corte do lombo do animal, macia, saborosa e com bom teor de gordura, o que lhe traz um tom amanteigado.

O peixe tem carne marcada pelo sabor – Foto de Fabio Rossi

Temperados com ervas e especiarias, e intercalamos cada naco de pirarucu com um pedaço de pimentão, vermelho ou amarelo. Fica uma excelente combinação.
É uma carne que se presta muito bem ao churrasco, um lombo alto que pode ser colocado no espeto, cortado em cubos, como fazemos.
Sugerimos no início da refeição, quem sabe acompanhado de um vinho branco untuoso, ou quem sabe ainda um espumante nacional, outro produto Made in Brazil que nos enche de orgulho, aqui na Palace disponível em diferentes estilos e marcas.
Um ponto (muito) importante a se destacar quando falamos de pirarucu é a sua procedência. Compramos do projeto Gosto da Amazônia, o que garante uma pesca sustentável, com responsabilidade e respeito social e ambiental, ajudando na conservação do meio-ambiente e na preservação da espécie, ameaçada de extinção.
(Saiba mais sobre o Projeto Gosto da Amazônia no site: gostodaamazonia.com.br).
É tamanho o sucesso que chegamos a ganhar uma placa, indicando que chegamos a ser os maiores compradores individuais do pirarucu deles. Isso também nos enche de orgulho.
Poder apresentar ao público, brasileiro e estrangeiro, um peixe com DNA nacional, uma carne de alta qualidade e muito apreciada, por seu sabor e textura, fruto de um projeto lindo, que além de tudo gera renda para mais de 200 famílias ribeirinhas, como uma das ações do projeto Mamirauá, que engloba o Sabor da Amazônia.

Compartilhe:

Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Tags

×