Conheça o pirarucu, o peixe amazônico que virou especialidade da Churrascaria Palace

Conheça o pirarucu, o peixe amazônico que virou especialidade da Churrascaria Palace

Entre os nacos de pirarucu a gente usa pimentões - Foto de Fabio Rossi

Entre os nacos de pirarucu a gente usa pimentões – Foto de Fabio Rossi

Há alguns anos fizemos um festival de peixes amazônicos. Porque entendemos que somos uma legítima churrascaria brasileira, que tem entre outros atributos naturais a função de difundir a gastronomia brasileira. Afinal, para os estrangeiros somos a própria representação da cozinha do país, e isso vai muito além do churrasco e da feijoada, que hoje inclusive é item praticamente obrigatório em nosso bufê.

Está presente na casquinha de siri e no pastel de camarão, no bolinho de bacalhau e nos queijos selecionados a dedo, representando bem a produção nacional. E em muitos outros itens disponíveis em nosso serviço.
Quando fizemos o festival de peixes amazônicos talvez a gente nem imaginasse o sucesso e repercussão. Desse modo, trouxemos como elemento fixo em nossos espetos o pirarucu, imenso peixe amazônico de carne muito apreciada. Quando salgado é chamado de bacalhau amazônico.
Nós preferimos usar a carne natural, corte do lombo do animal, macia, saborosa e com bom teor de gordura, o que lhe traz um tom amanteigado.
Conheça o pirarucu, o peixe amazônico que virou especialidade da Churrascaria Palace

O peixe tem carne marcada pelo sabor – Foto de Fabio Rossi

Temperados com ervas e especiarias, e intercalamos cada naco de pirarucu com um pedaço de pimentão, vermelho ou amarelo. Fica uma excelente combinação.
É uma carne que se presta muito bem ao churrasco, um lombo alto que pode ser colocado no espeto, cortado em cubos, como fazemos.
Sugerimos no início da refeição, quem sabe acompanhado de um vinho branco untuoso, ou quem sabe ainda um espumante nacional, outro produto Made in Brazil que nos enche de orgulho, aqui na Palace disponível em diferentes estilos e marcas.
Um ponto (muito) importante a se destacar quando falamos de pirarucu é a sua procedência. Compramos do projeto Gosto da Amazônia, o que garante uma pesca sustentável, com responsabilidade e respeito social e ambiental, ajudando na conservação do meio-ambiente e na preservação da espécie, ameaçada de extinção.
(Saiba mais sobre o Projeto Gosto da Amazônia no site: gostodaamazonia.com.br).
É tamanho o sucesso que chegamos a ganhar uma placa, indicando que chegamos a ser os maiores compradores individuais do pirarucu deles. Isso também nos enche de orgulho.
Poder apresentar ao público, brasileiro e estrangeiro, um peixe com DNA nacional, uma carne de alta qualidade e muito apreciada, por seu sabor e textura, fruto de um projeto lindo, que além de tudo gera renda para mais de 200 famílias ribeirinhas, como uma das ações do projeto Mamirauá, que engloba o Sabor da Amazônia.

O Cowboy Steak, no ponto da casa – Foto de Fábio Rossi

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.

Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.

Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.

Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.

Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.

Convidamos vocês a nos visitarem.

ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.

https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt

SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/

Compartilhe:

×