A Churrascaria Palace tem uma forte ligação com Portugal. Fundada por portugueses em 1951, sempre foi administrada pela mesma família Saraiva, com raízes na região de Aveiro, onde se mantém a tradição do processo de cura do bacalhau, através do processo de salga.
Desde sempre o bacalhau esteve presente em nosso cardápios. Dos tempos de serviço à la carte, quando havia bolinhos de bacalhau, lombo do peixe na brasa e pratos feito com o legítimo Gadus Morhua, até os dias de hoje. Entre os itens “tombados” do nosso menu, desses que jamais podem faltar, estão os bolinhos de bacalhau, em versão aperitivo, um dos nossos boas-vindas mais apreciados.
O petisco é frito na hora, e chega à mesa quentinho. Rende uma homenagem às raízes portuguesas da casa ao mesmo tempo em que reverencia os bares e restaurantes tradicionais do Rio, onde os bolinhos de bacalhau também são itens obrigatórios: ontem, hoje e sempre. (LEIA MAIS: Comida de botequim: aqui também tem).
Além deles, também eventualmente servimos alguma salada de bacalhau no bufê, com grão-de-bico, por exemplo.
Mas, nas festas de fim de ano o bacalhau chega para manter a tradição do típico menu natalino do brasileiro, onde o peixe não pode faltar, além de outros itens, como tender, peru, castanhas etc.
Tanto na ceia de Natal quanto na de Ano Novo, quando funcionamos com menu fechado, nós servimos pratos de bacalhau. Neste ano de 2024 teremos bacalhau à lagareiro e com natas. (Leia mais sobre as festas de fim de ano neste post).
Deixamos a nossa receita do bolinho de bacalhau, contando uma historinha.
Na bagagem, Maria Augusta Alves Saraiva trouxe mais que o enxoval para começar nova vida no Brasil, já com a filha crescida, finalmente junto ao marido. Veio com ela a receita dos bolinhos de bacalhau, uma das mais populares iguarias portuguesas, que também são um símbolo da cozinha tradicional do Rio, encontrada em bares e restaurantes de toda a cidade.
Há quem use variedades menos nobres do peixe, como saith e zarbo. Mas na Palace não, só entra o legítimo Gadus Morhua, a mais fina linhagem do bacalhau. A receita de Maria Augusta é muito simples. É de família, mas não é segredo.
BOLINHO DE BACALHAU
Ingredientes:
Lombo de bacalhau dessalgado – 660g
Batata Asterix – 300g
Ovo – 2 unidades
Sal refinado – 45g
Salsa verde (picada) – 30g
Cebola (picada) – 60g
Fécula de batata – 100g
Cebola – 120g
Louro verde – 5 folhas
Cenoura – 120g
Modo de preparo:
Coloque o bacalhau para cozinhar em água com a cebola, a cenoura e as folhas de louro. Deixe cozinhar até começar a se desfazer em lascas. Escorra reservando o caldo do cozimento. Enquanto cozinha as batatas no caldo do bacalhau, desfie o bacalhau grosseiramente. Escorra as batatas. Amasse as batatas em um bowl. Junte todos os ingredientes e faça uma mistura homogenia. Unte as mãos com azeite e faça bolas de 60g. Frite e sirva.
CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA
A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.
Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.
Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.
Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.
Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.
Convimos vocês a nos visitarem.
ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.
https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt
SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/