Petiscos e guarnições complementam, com destaque, o nosso menu churrasqueiro

Polenta frita e cebola crocante escoltam o ancho – Foto de Bruno Agostini

A carne evidentemente é a estrela principal do churrasco tradicional brasileiro. Mas os coadjuvantes são muito importantes para esta refeição que é uma paixão nacional, com muitas variações regionais, ou de acordo com as preferências das famílias. petiscos e guarnições fazem parte do cardápio, e podem ser preparadas ou não na brasa.

CHURRASCO NÃO É SÓ CARNE

Como representantes dessa linhagem, damos igual atenção aos demais itens do nosso menu, que podem tanto ser encontrados em nosso bufê quanto pedidos à mesa, caso da Caesar Salad, montada na hora do pedido.
Entre os petiscos, temos uma seleção deles que fazem uma espécie de homenagem aos velhos botequins cariocas, que são o elemento mais importante da nossa cultura gastronômica.
Petiscos e guarnições

Frios e saladas no balcão refrigerado – Foto de Fabio Rossi

Há itens desses que encontramos nos armazéns de secos e molhados, como a Casa Paladino, como ótimas azeitonas importadas, salames (da Cancian, um pequeno e excelente produtor artesanal de embutidos e carnes curadas), jamón espanhol e queijos brasileiros de diferentes tipos e procedências. Para acompanhar, podem e devem escolher uma boa fatia da mais premiada padaria da cidade.

Ostras frescas, quem vai? – Foto de Fabio Rossi

Da cozinha saem petiscos que são encontrados no réchaud, como casquinha de siri, ou no balcão refrigerado, como as ostras frescas, os mexilhões à vinagrete, o arenque defumados com maionese de urucum e as sardinhas portuguesas marinada, além de aspargos verdes no vapor (que tal enrolar uma fatia de jamón?).
Para completar, logo que o cliente chega ele recebe bolinhos de bacalhau e pão de queijo, fritos e assados na hora, respectivamente.

PETISCOS E GUARNIÇÕES, E COMPLEMENTOS

Para completar temos uma grande variedade de molhos, azeites, pimentas e vinagres, para a condimentação personalizada de cada um.
No bufê tem saladas de ovo e de batatas, que também são tradicionais nos churrascos familiares e nas churrascarias espalhadas por todo o Brasil.
Também “importamos” algumas receitas, como a salada de atum com feijão branco ou grão-de-bico, o tonno sott’olio, uma conserva confitada em azeite. Uma delícia.

French rack, arroz do brimo e chios de raízes brasileiras – Foto de Bruno Agostini

Algumas guarnições são pedidas nas comandas que são colocadas à mesa, e há itens que são servidos quase que automaticamente, como a farofa Dolabella, de ovos, a mais pedida. Tem diferentes preparos de farofa, aliás, feitas na banha de porco preto com farinha artesanal de Suruí. Pode ser sem adereços, ou ao alho, e a chamada “spicy”, com toque de Tabasco.

ALGUNS ITENS SÃO PEDIDOS À LA CARTE

A nossa polenta frita faz sucesso. Pudera: usamos farinha de milho orgânica de um pequeno produtor artesanal, e um toque de leite de coco, que dá um sabor muito especial à receita.
Carioca gosta de carne com arroz à piemontese, e nós preparamos, a pedidos. Arroz maluco, ou Biro-Biro, clássico das churrascarias, também tem.
Há guarnições veganas que passam pela churrasqueira, inclusive, como o nosso mix de legumes, com cebola, cenoura etc. Faz sucesso, com carnívoros também.
A cebola frita à moda árabe pode ser pedida, e funciona como excelente complemento ais quatro cortes disponíveis de cordeiro, tema do post de semana passada (para ler, clique aqui), assim como o chamado “arroz do brimo”, à moda árabe, de lentilhas com açafrão.

O bufê quente e o frio, e os complementos – Foto de Fabio Rossi

No bufê, que varia regularmente, você encontra ainda cogumelos salteados, pimentões vermelhos espanhóis em conservas, chips de raízes brasileiras, aipim gratinado, palmito fresco assado e até caldeiradas mais encorpadas, como feijoada, cuscuz nordestino (às vezes com cordeiro), legumes ao curry, e outras receitas.
Qualidade e diversidade é o que oferecemos de domingo a domingo, do meio-dia às 23h.
Estamos sempre de braços abertos e mesa farta esperando vocês.
Sintam-se em casa, a Família Palace agradece.

Picanha borboleta: criação da casa, da década de 1980 – Foto de Fabio Rossi

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.

Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.

Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.

Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.

Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.

Convimos vocês a nos visitarem.

ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.

https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt

SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.

Compartilhe:

×