DECORAÇÃO DE CHICÔ GOUVÊA

Gravuras originais celebram Copacabana
Em 2018 fizemos uma reforma na casa. Para isso, convidamos o arquiteto Chicô Gouvêa, famoso por seus projetos cheios de brasilidade, em residências e restaurantes. Com esse trabalho nós reforçamos o conceito que nos norteia, baseado no tripé Bossa Nova, Art-Déco e Copacabana, assunto que estão entrelaçados. É a bossa identidade complementando o ambiente.
A música, porque o ritmo nasceu aqui em Copacabana, nos anos 1950, assim como nós. Sendo que sempre tivemos uma relação de proximidade com essa vertente do samba tão carioca: o Beco das Garrafas, principal referência no assunto, fica aqui na rua detrás, a Duvivier, colado parede e parede conosco (se q gente quebrar a parede da nossa cozinha saímos no salão do Little Club, que recebe shows de MPB e Bossa Nova, mantendo a tradição até os dias de hoje, agora sob o comando de Amanda Bravo, que cuida da programação do histórico local.

Lustres e luminárias são criações originais e exclusivas
O Art-Déco porque foi um estilo arquitetônico que produziu ícones do Rio de Janeiro: você sabia que a estátua do Cristo Redentor, a Central do Brasil, o Edifício A Noite, o Teatro Rival e o Edifício Serrador (que está em reformas para abrigar os escritórios da Câmara dos Vereadores) são exemplos do Art-Déco no Rio, cidade que é uma das capitais mundiais desse gênero, que teve muitas construções entre os anos 1920 e 1940. Além disso, o bairro de Copacabana reúne muitos prédios no nesse estilo, especialmente aqui nos arredores do restaurante, com concentração na Praça do Lido e adjacências – isso, sem falar no Roxy, monumental exemplar do Art-Déco, agora palco de um lindo show que dá orgulho do Brasil.
Esses três elementos foram muito bem explorados por Chicô Gouvêa, que desenhou os lustres e luminárias, além de ter feito gravuras que decoram nosso anexo, e até mesmo um jogo americano, que usamos nessa área.

Fotos de Kitty Paranaguá revelam detalhes
Também convidamos a fotógrafa Kitty Paranaguá para fotografar as fachadas de alguns dos prédios Art-Déco de Copacabana, o que resultou em um lindo ensaio, que revela detalhes das construções, numa obra cheia de personalidade, que pode dar a impressão de ser algo abstrato. Um olhar apurado e atento nos revela um recorte da história da arquitetura do Rio de Janeiro, em construções icônicas que ganharam nomes que reforçam nossa identidade brasileira, como Itahy, Ypiranga e Itaoca.

Ícone: “A Santa Ceia da Bossa Nova”, de Carlinhos Müller
A Bossa Nova, além de ser parte de nossa trilha sonora, também ganha destaque em nossa decoração com o lindo quadro que lhe rende homenagem, que tem a assinatura de Carlinhos Müller, famoso caricaturista especializado em desenhar artistas ligados à música. A imensa “Santa Ceia da Bossa Nova” retrata a mesa, mas com músicos como apóstolos, tendo Vinícius de Morais fazendo o papel de Jesus. Aparecem, pela ordem, da esquerda para a direita: Tom Jobim, na cabeceira; João Gilberto, Ronaldo Bôscoli, Carlinhos Lyra, Roberto Menescal, Baden Powell, Vinícius de Morais (ao centro), Toquinho, Elizeth Cardoso, Marcos Valle, Nara Leão, João Donato e Johnny Alf (na cabeceira oposta).

Jogo americano com assinatura
Porque aqui gostamos de servir mais do que boa mesa. Nosso banquete não é só gastronômico, mas cultural: tem música, arquitetura de homenagens ao Rio de Janeiro e ao Brasil, através da decoração de Chicô Gouvêa. A arte é sempre um excelente tempero para uma boa refeição.
LEIA MAIS:
– Nosso quindim é feito segundo a receita do poeta Vinícius de Moraes
– Churrasco Bossa Nova: a nossa história se confunde com o ritmo criado em Copacabana
CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA
A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Rua Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.
Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.
Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.
Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.
Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.
Convidamos vocês a nos visitarem.
LEIA MAIS:
– Modo de Usar: Conheça a Experiência Palace
ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.
https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt
SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/