Cupim, o mais brasileiro dos cortes para um churrasco
A picanha é o corte bovino mais amado do Brasil. O costelão é outro emblema do nosso churrasco, do nosso jeito de assar a carne. Fraldinha e maminha são outras peças que associamos às nossas tradições gastronômicas, que nos últimos tempos ganharam novos sotaques, trazendo à grelha anchos e entranhas, prime ribs e T-bones, absorvendo clássicos platenses, de Argentina e Uruguai, e anglo-americanos, dos EUA e Inglaterra, com raças de origem europeia, sobretudos os Angus.

Cupim: reserva de gordura no dorso do animal
Por aqui, pelas questões de clima, por séculos o gado vinha de rebanhos de zebu, nelore e gir, todos indianos, com resistência ao calor. Para isso, os animais têm uma reserva de gordura dorsal, uma espécie de corcova, atrás do pescoço, que aqui ganhou o nome de cupim. Se tem um corte bovino que é praticamente uma exclusividade brasileira é esse: hoje é fácil encontrar picanha nos EUA, e ‘picaña’, na Espanha, na Argentina e em outros países da América Latina.
O cupim é coisa nossa. Assim, na Churrascaria Palace tratamos com muito carinho esse corte, que passa horas e horas assando lentamente, nas partes mais altas da churrasqueira, envolvida em papel celofane, produto próprio para essa finalidade culinária, mantendo os sucos da carne, e a sua grande suculência.
Temos orgulho de nossos espetos de cupim, que agradam a muitos brasileiros, e que surpreendem os estrangeiros, que aqui são apresentados a essa carne, muito macia, e extremamente saborosa.
Nossos passadores ainda têm o cuidado de cortar a carne muito finamente, valorizando a textura, que ganha certa crocância, e o sabor, resultado da caramelização das gorduras com a reação de Maillard. Incomparável.
Cupim não só é coisa nossa, como não tem nada igual. Venha viver essa experiência conosco.

Clássico é clássico: picanha no espeto – Foto de Fábio Rossi
CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA
A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.
Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.
Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.
Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.
Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.
Convidamos vocês a nos visitarem.
LEIA MAIS:
– Modo de Usar: Conheça a Experiência Palace
ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.
https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt
SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/