Preparamos para você um guia para explorar o cardápio da Churrascaria Palace
Inicie sua visita pelo Buffet
Na semana passada a gente apresentou o que chamamos de “Experiência Palace”, que é uma espécie de manual, um guia para melhor aproveitar tudo o que nossa casa oferece.
Hoje queremos destacar um pouco mais profundamente cada uma dessas etapas. Por exemplo: que tal começar a refeição com uma taça de vinho branco ou espumante, ou ainda algum bom rosado, para poder explorar a fundo nossas iguarias do mar? Peça ajuda do sommelier, se preciso, que uma boa recomendação vai ser feita, com base no paladar pessoal de cada um.
Temos ostras depuradas, vinagrete de mexilhões, sardinhas portuguesas marinadas, arenques defumados servidos com maionese de urucum, e um belo repertório de saladas, como a de atum com feijão branco ou grão-de-bico, além de um sushi bar concorrido. Servimos jamón espanhol, queijos artesanais brasileiros etc.
Peça nossas especialidades ao garçom:
Da parte quente da cozinha, esta é boa hora de pedir porções de pastéis de camarão, bolinhos de bacalhau e casquinhas de siri, tudo chega quentinho, e combina muito bem com os vinhos sugeridos para começar. Uma salada caesar, preparada na hora, também é boa escolha agora.
Enquanto isso, é só escolher as guarnições, no menu que é entregue logo na chegada. Entre os mais pedidos, temos farofas, de alho, de ovo e a chamada Spicy, com toque de pimenta. O arroz pode ser branco ou à piemontese, e fazem muito sucesso os cubinhos de polenta frita, que são enriquecidos por leite de coco, que dá um toque de brasilidade ao acepipe. O aipim frito e as fritas portuguesas e prussianas são itens também essenciais. São pedidas e preparadas na hora. Peça cebola crispy e receba uma travessa com tiras crocantes e ligeiramente caramelizadas de cebola.
Um guia para explorar o cardápio da Churrascaria Palace
No balcão aquecido estão mais guarnições, como o alho confitado, os cogumelos salteados, o aipim fresco grelhado, os pimentões espanhóis assados e outros itens, que estão sempre variando. Tem feito sucesso, atualmente, o arroz do brimo, à moda árabe, com especiarias e lentilhas – que aliás é uma ótima companhia para os cortes de cordeiro. Também está na categoria “imperdível” o mix de raízes brasileiras, com aipim, batata-doce roxa e baroa ou inhame fritinhas em crocantes, em formato chips. Um boa feijoada não falta.
Delicie-se com nossos cortes!
Hora de começar a escolher os cortes. Sugerimos começar com piracucu, um peixe amazônico com carne deliciosa, e que vai muito bem na churrasqueira; e os cortes suínos, como o porco preto, simplesmente sensacional. Codorna também temos, e neste início sugerimos ainda as molejas e as morcillas, clássicos da parrilla argentina.
Até aqui os espumantes, brancos e rosados se mostram mais adequados. Na hora do pato e do avestruz já se pode pensar em passar para um vinho tinto, e nossa carta é montada priorizando rótulos que vão bem com carnes vermelhas, de modo geral. Novamente, os nossos sommeliers estão disponíveis para sugestões.
Do cordeiro, temos as corteletas, também conhecidas como french rack, a costelinha e a manta de cordeiro, que assam mais rapidamente, direto na parrilla, e a paleta, que é marianada em vinha d’alhos, à moda do Douro, que demora horas no fogo, lá no alto, assando lentamente.
Aí, então, chega a hora mais difícil… Entre os nossos mais de 40 cortes disponíveis, temos uma ampla variedade de carnes bovinas: são mais de 15 opções, incluindo búfalo, representando várias escolas churrasqueiras. Temos clássicos brasileiros, como maminha, fraldinha, chuleta, picanha… Nosso famoso costelão é servido com seis diferentes cortes, com sabores e texturas distintas. Também assamos lentamente o cupim, outro ícone do churrasqueiro brasileiro. Dos países platenses, Uruguai e Argentina, temos entranha, assado de tira bife ancho e bife de chorizo (não falta chimichurri pra acompanhar). Do mundo anglo-saxão, dispomos de cowboy steak, costela prime e shoulder steak. Uma festa da carne.
Finalize com uma sobremesa:
Hora da sobremesa, e a dificuldade na escolha permanece grande. Para manter o sotaque hispânico sul-americano, a panqueca de doce de leite é a boa. Para dar um toque de brasilidade, temos sorvetes amazônicos e um quindim, cuja receita vem do livro do Vinícius de Moraes, “Pois Sou um Bom Cozinheiro” (Companhia das Letras).
Clássicos de churrascaria? Temos creme de papaia com licor de Cassis de Dijon, mas é claro – e uma versão de maracujá. Julieta de Romeu é a versão da Palace para a tradicional sobremesa Romeu & Julieta, feita de goiabada cascão cremosa da D. Zélia de Ponte Nova (DOC), combinada com sorvete artesanal de queijo. Uau! Já a Sebastiana é “Uma viagem gastronômica ao paladar brasileiro, com a combinação do Doce de Abóbora cremoso da casa, sorvete de coco queimado (do Vero) e crocante de pé de moleque.”
Mas, vale lembrar que o doce mais pedido é o Ovo de Gato, assim descrito no menu: “É a sobremesa para os apaixonados por chocolate. Sorvete artesanal de baunilha sobre uma cama de língua de gato feita na casa e coberto com Ovomaltine.”
Aqui bem cabe um licor ou destilado para acompanhar o café, assim como faz o nosso financier de castanha-do-Pará, outro item imperdível do nosso cardápio.
Sabemos que é difícil escolher. Recomendamos que sejam várias as visitas para poder apreciar toda essa fartura. Até porque, nos menus e nas cartas de bebidas, estamos sempre com novidades. E de braços abertos para receber vocês!
CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA
A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.
Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.
Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.
Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.
Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.
Convimos vocês a nos visitarem.
ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.
https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt
SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde