Enciclopédia gastronômica coloca a picanha no pódio dos sabores do mundo

Picanha borboleta, corte criado na casa – Foto de Fábio Rossi

Na semana passada o guia Taste Atlas colocou a picanha no pódio dos melhores pratos do mundo, na terceira colocação. Em primeiro lugar ficou a lechona, a porquinha assada à moda colombiana, muito próximo do nosso pururuca brasileiro. Ocupando a sexta posição estava o asado argentino, palavra genérica pra designar a parrillada, o jeito platense de fazer churrasco.

Por aqui, podemos dizer que a picanha é uma consagrada especialidade da casa. É a carne mais consumida aqui, com folga. Servimos de modo tradicional, no espeto, que alguns chamam de bolinha, fatiada à mesa.
Também podemos preparar direto na parrilla, em bifes. Quando está disponível, temos picanha de novilho, de sabor ligeiramente mais delicado.
Temos ainda um corte que podemos chamar de nosso, porque foi criado aqui, nos anos 1980 pelo mestre Silva, o nosso chefe churrasqueiro, líder do nosso time de passadores – que são uma mistura de cozinheiro e garçom: eles cuidam tanto do preparo das carnes quanto do serviço no salão.

Picanha no espeto, clássico brasileiro – Foto de Fábio Rossi

Dentro deste universo da picanha há espaço até para uma certa irreverência. Sim, servimos picanha de pato. O que não é bem assim, mas até melhor do que parece. A ave não tem um corte chamado de picanha, mas a Villa Germânia, nosso fornecedor de pato, batizou assim peito, pois se assemelha visualmente ao corte bovino, com a carne apresentando uma camada de gordura em sua parte superior.
Voltando à lista do Taste Atlas, lembramos que eventualmente servimos leitão assado, em ocasiões especiais, como faremos nas ceias de Natal e de Ano Novo. Mas, durante todo o ano temos porco preto brasileiro, uma raridade de sabor realmente especial, uma de nossas principais iguarias (quem não conhece tem que vir provar!). Também temos sempre costelinha de porco, porchetta e pancetta, que pode ser finalizada com melado de cana.
Por fim, falando de asado argentino, nosso menu tem cortes tradicionais dos hermanos, da raça britânica Angus, como bife ancho, bife de chorizo e assado de tira, além de morcilla – itens essenciais numa boa parrillada. Também temos o chimichurri, molho fundamental para esse cardápio argentino.
Ou seja: dos seis melhores pratos do mundo, três deles você encontra aqui na Palace, a churrascaria mais tradicional do Rio, fundada em 1951, em Copacabana, e até hoje mantida sob o comando da mesma família. Como se diz, História não se compra.

Foto de Fábio Rossi

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A Churrascaria Palace foi fundada em 1951, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Ria Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. Aquele pedaço da cidade era o mais movimentado, reunindo brasileiros e turistas, gente de todo o mundo, mas sobretudo da área das áreas e da cultura, do mundo político e empresarial.

Depois de um incêndio, nos mudamos para o endereço atual: Rua Rodolfo Dantas 16. Àquela altura a efervescência do bairro era ainda maior, o auge da Bossa Nova, e esse universo transitava ao redor do Beco das Garrafas, nossos vizinhos de fundos, com quem dividimos paredes. Assim se estreitou a nossa relação com a música brasileira, que sempre existiu, e nos primeiros anos, e por muito tempo, uma orquestra tocava na casa, todas as noites.

Nas primeiras décadas funcionamos como restaurante à la carte. Em meados dos anos 1980 aderimos ao rodízio. É um sistema que exige adaptação constante, é preciso estar sempre em busca dos melhores ingredientes e as novidades do mercado gastronômico. O que servimos está em constante aperfeiçoamento.

Fomos os primeiros a colocar um sushi bar no bufê. E também fomos os primeiros a abolir as bolachas sobre a mesa, com lados verde e vermelho, indicando se queriam que o serviço continuasse ou não.

Estamos muito felizes com alguns reconhecimentos recentes, que vieram depois da pandemia, e a partir de 2021, ano em que completamos sete décadas. Prêmios como o da Veja Rio como melhor carne, neste mesmo ano; o diploma e a placa da Prefeitura como Patrimônio Cultural Carioca; e as tantas menções muito honrosas que recebemos com frequência de publicações estrangeiras, como o guia The Taste Atlas.

Convimos vocês a nos visitarem.

ESCUTE A NOSSA TRILHA SONORA
Uma seleção criada para celebrar os 70 anos da Churrascaria Palace: são 70 canções, de 70 artistas.

https://open.spotify.com/playlist/18KYt8ZsRTpISujrj11iLu?si=6cgONa2mQk6jS7xmLOJotw&pi=u-gHHKOtnsTbWt

SERVIÇO
Churrascaria Palace: Rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana, Rio de Janeiro. Tel. +55 (21) 2541-5898. https://churrascariapalace.com.br Instagram: @churrascariapalace
Metrô: Estação Cardeal Arcoverde.
Nosso blog: churrascariapalace.com.br/artigos/

Compartilhe:

×