Dos botecos mais ordinários a alguns dos melhores restaurantes ela está lá: a casquinha de siri é um dos petiscos mais populares do Brasil. E, recentemente, o guia The Taste Atlas destacou esse petisco como um dos “10 Best crab dishes”, em quarto lugar. No nosso bufê ele nunca falta.

Nosso siri vem das águas geladas do mar de Santa Catarina, junto com as ostras, e os dois estão entre os itens mais pedidos em nosso menu de belisquetes. Sua carne nobre tem sabor delicado e fresco e é extremamente saborosa. Por incrível que pareça, tem muitos bares e restaurantes que usam sobretudo carne de arraia nas casquinhas e pastéis de siri. Mas enganar o cliente, não dá. Nós usamos 100% carne de siri catado. Fazemos um perfumado preparo, que tem como base azeite e cebola, com toque de dendê e leite de coco, esse gingado baiano no tempero que tanto amamos. Salve, amigo Jorge Amado! Não à toa a receita está no livro de sua filha, Paloma Amado, que frequenta a nossa casa desde criança: “A comida Baiana de Jorge Amado (ou, O Livro de Cozinha de Pedro Archanjo, com as Merendas de Dona Flor)”, lançado em 1994.

Essa é uma das tantas variantes desta receita, que muda de acordo com a região: porque a casquinha de siri é encontrada em todo o Brasil, especialmente no litoral – caranguejo também é usado, muitas vezes, em áreas com manguezais.

Ingredientes:
Leite de coco – 1 litro
Azeite de Dendê – 120 ml
Azeite de oliva – 120 ml
Colorau “Urucum” – 15g
Cebola – 180g
Alho – 30g
Tomate – 200g
Pimentão amarelo – 150g
Pimentão vermelho – 150g
Cebolinha verde – 30g
Sal refinado – 30g
Pimenta-do-reino – 10g
Carne de Siri – 1kg
Fécula de batata – 200g

Modo de preparo:
Lave, sanitize e escorra bem os vegetais. Corte os vegetais em brunoise e reserve. Em uma panela aqueça o azeite de oliva. Puxe os vegetais na seguinte ordem: Cebola, alho, pimentões, tomate, cebolinha, deixe “suar”. Vá acrescentando a carne de siri, deixe refogar. Junte o leite de coco e deixe levantar fervura, misture, acrescente o dendê e o Urucum, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por mais 45 min, acerte no sal. Acrescente a fécula de batata e e mexa até ficar cremosa. Sirva em uma concha, guarneça com queijo parmesão ralado e farinha panko e leve para gratinar. Aproveite sua refeição!

Categorias:

Tags:

Reserva